segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Split II

A gaivota batoteira.

O segundo dia em Split, na realidade não foi só Split! Digamos que ignorámos aquilo que poderia ser também interessante de visitar: alguns museus, alguns edifícios mais emblemáticos etc..

De manhã avançámos para o ferry. Comprámos bilhetes de travessia para Brac, sem carro: só nós e as nossas mochilas com toalhas, comida, água, um livro e cartas. A caminhada até ao cais 22 foi longa….ficava lá depois de ferries grandes de travessia para Itália e barcos bonitos de madeira. As gaivotas fazem-nos companhia todo o caminho; ora a voar ora à boleia na cobertura do barco.
O mar...
A chegada à ilha de Brac é confusa: muitas pessoas a perguntar se queremos quarto e taxistas interessados a levarem-nos para o lado oposto da ilha. É desse lado que se encontra a praia mais turística da ilha, mas nós queríamos era sossego e de preferência uma praia que tivesse sombra. Após um ligeira caminhada encontrámos um “seixal” (equivalente ao nosso conceito de areal, mas com seixo rolado), com um barzinho (CAAAAARO!) e uns pinheiros. A ida ao mar era constante e sempre agradável (desde que levássemos chinelos). 
A vista...
Passámos ali um agradável meio dia, almoçámos umas sandes, jogámos cartas, jogámos Buzz sem PS3 e dormimos umas siestas. Por volta das 16h regressámos a Split, onde tomámos um banho e nos aprontámos para ir à parte turística. Fizemos as compras para os nossos familiares, aqueles que nos acompanham em pensamento e que, na realidade, ficam em casa preocupados se está tudo a correr bem. O azeite, o vinho, o licor, as bolachinhas, a lavanda….tudo coisas características da Croácia, foram as nossas opções.
E agora…falta um mimo para nós: comer peixe…! Esta é a anedota: comer peixe junto ao
mar adriático é uma ofensa à nossa bolsa. A gaivota matou o apetite com uma excelente sopa de peixe, enquanto o prato principal foi um belo bife com molho de queijo de textura e sabor excelentes. Esta iguaria foi possível num restaurante das praças da cidade velha de Split.
Hum...soube a peixe :)
Considerei este dia um dos melhores dias destas férias. É verdade que se gastou um pouco de dinheiro, mas sabe
bem às vezes sem um turista de acordo com outros padrões. Também tenho noção que soube tão bem por ser raro e por estar em boa companhia ;).
Ups….a gaivota não resistiu e gastou 50 euros nuns sapatos…os primeiros para o casamento r^2… digamos que em Portugal estavam na Stress um niquinho mais baratos….mas o Gaivoto não se lembrava….

O restaurante e o relógio iluminado!
PS. É nesta praça que se grava uma parte do novo anúncio do AXE!

Sem comentários:

Enviar um comentário